Outubro Rosa: vista essa cor!

Mês da prevenção e combate ao câncer de mama
Outubro chegou e junto com ele, mais uma vez, o mundo se veste de rosa em prol da prevenção e combate ao câncer de mama. É o “Outubro Rosa”! Apesar dos grandes esforços em torno do assunto, este ainda é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Todos os anos, 22% dos novos casos de câncer são de mama.
Segundo o IBGE, nos últimos 20 anos o índice de mortalidade no Brasil aumentou para 16,7%. Apesar disso, o câncer de mama é um dos tipos que tem melhores resultados no tratamento e grandes chances de recuperação. Por isso é fundamental prevenir-se! O diagnóstico precoce é a melhor forma de tratar e vencer a doença.
Como é a prevenção do câncer de mama?
– O autoexame das mamas, que pode ser feito por você mesma, em casa, é uma das formas de prevenção. Com os braços erguidos, basta massagear os seios, apalpando-os para ver se você encontra algum nódulo, ou se sente algum tipo de dor.
– A mamografia, feita em clínicas especializadas, é um exame rápido e indolor na maioria das mulheres. Ela é recomendada para mulheres a partir dos 30 anos; mas você pode – e deve!- conversar com seu ginecologista sobre isso para saber qual a hora certa de incluir este exame no seu check-up.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho