Projeto Verão: Ainda dá tempo!

Cuidar da alimentação é uma ótima maneira de entrar em forma para  o verão
Se você olhou no espelho e acha que não vai dar para encarar um biquíni no próximo verão, não se desespere: ainda dá tempo de secar alguns quilinhos e ficar mais saudável até a temporada de praia. As revistas estão cheias de dietas milagrosas, mas a gente sabe que para ter bons resultados, a palavra de ordem é “equilíbrio”. Por isso, nada de sair por aí fazendo dietas malucas. Reduzindo o consumo de alguns itens do seu cardápio já é possível sentir efeitos em poucas semanas – e eles serão duradouros se você mantiver a linha! Confira quais são.
1. Açúcar. Não adianta lamentar, o açúcar é mesmo um dos grandes vilões da balança. Sabia que, na prática, nosso organismo não precisa do açúcar refinado? A glicose pode ser encontrada em frutas, legumes e verduras, só que em quantidades muito mais saudáveis. Reduzir o consumo do açúcar refinado é uma ótima forma de eliminar alguns kg – a dica é substituir por açúcar mascavo, demerara ou até pelo mel.
2. Farinha. Anote esta dica importante: no geral, tudo que é “branco” é mais engordativo. Pão branco, arroz branco, massas brancas. A culpa é da farinha de trigo usada na produção de alguns destes alimentos: ela  aumenta a taxa de açúcar no sangue, que acaba não sendo metabolizada pelo organismo – e resulta em gordura acumulada, geralmente nos lugares mais indesejáveis! Substitua pães e massas brancos por versões integrais, que além de serem mais saudáveis, também dão maior sensação de saciedade ao organismo.
3. Líquidos. Consumir líquidos é fundamental para manter o organismo hidratado, funcionando direitinho – porém, é preciso tomar muito cuidado com a qualidade dos líquidos que você ingere. Refrigerantes contém muito açúcar e mesmo as versões light ou com pouco açúcar podem prejudicar a silhueta, pois o gás pode causar inchaço. Prefira chás e sucos naturais.
Se você quer começar a regrar sua alimentação agora, é um bom momento para incluir também alguma atividade física na rotina. Caminhadas duas ou três vezes por semana já são um bom começo para mandar o sedentarismo embora!

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