Mãos limpas

Seria correto dizer que a bactéria é beneficiada pela vida moderna e pela “falta de tempo” que este estilo de vida nos impõe?

Trabalhamos oito ou mais horas por dia e ainda dividimos o tempo que nos  sobra entre a vida social, cuidados com a casa, filhos , cônjuges e outros afazeres.

É comum aproveitarmos o tempo que estamos na frente do computador para comer uma maça ou qualquer outra coisa que nos pareça deliciosa, enquanto colocamos os e-mails em dia ou estamos num bate papo gostoso na rede social. Mas será que alguém já parou para pensar em quanta bactéria estamos ingerindo também?

Na correria da vida moderna, acabamos negligenciando hábitos importantes como o de lavar as mãos. Poucos dão a devida importância, por falta de conhecimento, de informação ou simplesmente por não acreditarem nos transtornos causados pela falta de um habito tão simples, mas crucial para a saúde pública.

Usar o computador comendo uma maça foi somente um exemplo disso pois, muitas vezes chegamos da rua e vamos direto para o computador, depositando ali em seu teclado as milhares de bactérias que trouxemos do ônibus, do carro, daquele colega resfriado que cumprimentamos no caminho, ou quem sabe, do dinheiro que usamos para pagar o pãozinho.

As  bactérias e micróbios são inimigos invisíveis que circulam livremente por nossas mãos, entre eles, alguns não nos causam danos, outros provocam o surgimento das indesejáveis diarréias, cólicas intestinais, vômitos, resfriados, hepatites, entre outros.

Reduzir a proliferação destas bactérias e evitar contaminações causadas por elas é muito fácil e barato, exige apenas produtos adequados e disciplina, criando o hábito de sempre lavar as mãos antes das refeições, após o uso do banheiro ou de objetos coletivos, após manipular alimentos, espirrar, assoar ou coçar o nariz.

A criança, por viver em um período de descobertas, está sempre manipulando objetos que estão ao seu alcance, mesmo aqueles encontrados jogados ao chão, por isso, é papel dos pais e das escolas, educarem as crianças criando o hábito de lavar as mãos desde pequenas, fortalecendo a consciência da importância de tal ato. As mães jamais podem deixar de lavar as mãos ao alimentar seus bebes, reduzindo a probabilidade de diarréia infantil.

Lavar as mãos é bastante simples e requer apenas 20 segundos de seu tempo, bastanto esfregar bem as mãos em água corrente, utilizando sabão ou sabonete líquido. Não devemos esquecer de lavar os espaços entre os dedos, pulsos e as costas das mãos, além de secar com toalha de papel descartável.

Lavar as mãos é um ato simples, mas que pode salvar vidas. Cuide de sua saúde, pois ela é o seu bem mais precioso.

Se a modernidade lhe impõem um dia a dia corrido e cheio de bactérias, seja ultrapassado e LAVE AS MÃOS!

12 Comments

  1. Bruna

    oie é mt importante msm cada vez mais a higienização das mãos. beijos

  2. Cláudia Anderson

    Assisti uma reportagem aonde o médico falava que teclados de computador,celulares,controle remoto e coisas do tipo são tão sujos quanto a sola do nosso sapato e o pior que o brasileiro não tem o hábito de lavar as mãos após utilizar esses aparelhos ,muito menos de desinfeta-los antes do uso…

  3. Brenda

    Nossa!agente pensa estou aq e ñ tem bactéria ñ…mais isso é coisa da nossa cabeça né?todos os lugares tem e mesmo num lugar limpo e organizadoooo…

    beijinhOs

  4. Renatinha Araújo

    Higiene é muito importante!
    Lavar as mãos é indispensável!

  5. Ariane Baldassin

    Obrigada Natuphitus por criar um espaço pra todas nós … as dicas são muito bem vindas e são sempre úteis!

    Podem contar sempre com o blog “Para Meninas & Mulheres”. Estamos divulgando as nossas seguidoras sobre esse novidades!!!

  6. Priscila Gonçalves

    Oi, o blog esta lindo, leve e com a decoração de super bom gosto!!! Adorei!

    Beijinhos

  7. Marcia Cristina Piuco Medeiros

    Muito legal o blog. Adorei!! Já repassei para várias amigas e todas também gostaram muito.

  8. HANNALU MENDES DE ANDRADE

    EU TENHO MANIA DE LAVAR AS MÃOS, MAS COMO TENHO CRIANÇA EM CASA TÔ SEMPRE MUITO PREOCUPADA POIS SEI QUE TUDO QUE VEEM LEVAM Á BOCA.
    ADOREI O POST…
    BJUSSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho