Guia da TPM

Como sobreviver naqueles dias em que tudo fica mais difícil

Antes que algum rapaz desavisado questione, a TPM existe mesmo. Ela se chama Síndrome da Tensão Menstrual e atinge 80 % das mulheres no Brasil. E apresenta sintomas que variam entre os psicológicos (irritabilidade, ansiedade, sonolência ou insônia, tristeza) e os físicos (dores de cabeça, inchaço, cólicas). Para completar, não existe cura para este mal que acomete as mulheres todos os meses; apenas formas de amenizar os sintomas.

Veja alguns hábitos que vão ajudá-la a se sentir melhor nos dias de TPM:

1. Mais cuidado com a alimentação. Uma alimentação saudável faz bem sempre, mas nos dias da TPM é ainda mais importante. Aumente a ingestão de líquidos para diminuir o inchaço – o chá de camomila é uma ótima pedida, pois também é calmante. Muitas mulheres acreditam que o chocolate ajuda a amenizar a TPM, mas ele contém muita gordura. Prefira as frutas, algumas ajudam a combater a vontade de doce. É o caso da maçã, do abacate e da banana.

2. Controle seus impulsos. As emoções ficam à flor da pele durante a TPM, por isso pense duas vezes antes de tomar atitudes impulsivas. Ir ao shopping e fazer mais compras do que o cartão de crédito permite, discutir com o namorado por coisas mínimas e implicar com colegas do trabalho são situações muito comuns neste período. Respire fundo antes de sair atirando pedras por aí.

3. Relaxe. Um banho quente no final do dia, um livro antes de dormir ou um jantar a dois acompanhado de vinho e boa música podem ajudar a relaxar e tornar estes dias menos difíceis.

Dica Yabae: os sintomas físicos, como enxaqueca, náuseas e cólicas são aliviados com a ajuda de medicamentos. Se este for o seu caso, procure um médico, que poderá te indicar a melhor solução para o seu problema.

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