Durma Bem

Os benefícios de uma boa noite de sono para seu corpo e sua mente

Poucas coisas são tão estressantes quanto uma noite mal dormida. Quem já passou por isso sabe qual é a sensação no dia seguinte: cansaço,  mau humor, indisposição e sonolência fora de hora. O dia não rende, as horas passam arrastadas e você conta os minutos para chegar em casa e atirar-se na cama.

Embora a quantidade de sono varie de pessoa para pessoa, os médicos recomendam oito horas diárias para todo mundo. É o tempo que o corpo precisa para descansar de verdade e recuperar energias para o dia seguinte. Com o passar dos anos, quem dorme pouco passa a sentir os efeitos literalmente na pele. Envelhecimento precoce, queda de cabelo e obesidade são algumas das consequências da falta de sono. Durante o descanso, o corpo libera substâncias importantes para a saúde do organismo – uma delas é o hormônio do crescimento, que nos adultos é responsável pelo rejuvenescimento das células.

Mas de nada adianta ficar oito horas deitada se o seu sono for leve demais. Muita gente não sabe disso, mas existem pequenos hábitos na rotina que ajudam a adormecer e aproveitar melhor essas horas tão preciosas. Confira algumas dicas:

– Evite atividades muito dinâmicas à noite. O corpo demora mais tempo para desligar e você acaba indo deitar-se muito tarde.  A academia, por exemplo, pode ficar para as manhãs – além de tudo, deixa você mais disposta durante o dia.

– Evite também comidas muito pesadas. O processo de digestão de alimentos muito gordurosos atrapalha o sono.

– O mesmo vale para bebidas alcoólicas: elas deixam o organismo em estado de alerta e influenciam na qualidade do sono.

– Crie uma rotina saudável antes de dormir, com atividades relaxantes como ouvir músicas calmas ou ler um livro. Muitas pessoas têm o hábito de dormir com a televisão ligada, o que também é ruim. A luz artificial emitida pela tevê (e por outros eletrônicos) ativa nosso estado de vigilância e diminui a liberação de melatonina, o hormônio do sono.

Organize-se para dormir sempre no mesmo horário. No começo o corpo pode demorar a se acostumar, mas assim que o seu relógio biológico entrar no ritmo certo, vai ficar muito mais fácil dormir, acordar e não sentir sono durante o dia.

Dica Yabae: Um banho à noite também é ótimo para relaxar e manter a temperatura corporal. O Óleo para Banho Natuphitus ajuda a manter a umidade natural e a elasticidade da pele. Sua fórmula possui óleo de amêndoas doces, sementes de uva e urucum.

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