Atividades físicas contra a ansiedade

Conheça os exercícios mais indicados para combater o problema

O coração acelerado, o frio na barriga e aquela sensação de urgência. Quando em pequenas doses, a ansiedade é normal e  pode até fazer bem. Quem nunca ficou elétrica antes de um primeiro encontro? Mas, se ela tem sido um sentimento constante em sua vida, é hora de se mexer.

A ansiedade em excesso pode minar o sistema imunológico, deixando o organismo mais vulnerável, ou evoluir para quadros mais graves, como a depressão.

Quer evitar esse incômodo e os problemas que vêm com ele? Uma das melhores formas de fazê-lo é investir em atividades físicas. Elas regulam a quantidade de hormônios no nosso organismo e estimulam a produção de neurotransmissores, como a endorfina e a dopamina, que são os responsáveis pela sensação de prazer.

O resultado? Você fica muito mais tranquila, relaxada e disposta para enfrentar a rotina. Mas os benefícios não param por aí. Quem pratica atividades físicas fica mais propenso a adotar hábitos saudáveis, como dormir melhor ou manter uma alimentação equilibrada. Tudo conta pontos no combate à ansiedade!

E esqueça a ideia de que apenas o ioga salva nessas horas. Qualquer exercício tem efeitos positivos e pode diminuir muito a ansiedade: basta escolher o que você mais gosta.

Uma ótima opção são os esportes aquáticos. Além de ensinarem a controlar a respiração – um exercício ótimo para manter o nervosismo sob controle – eles ainda relaxam os músculos e aliviam a tensão, graças ao contato com a água. Por isso, a natação entra na lista de esportes mais indicados, assim como a hidroginástica.

E o ioga não deixa de ser um clássico quando o assunto é relaxar. Com exercícios de alongamento, concentração e respiração, a atividade traz uma série de benefícios além do controle da ansiedade. Você ainda pode optar pelo pilates, pela meditação ou pelas aulas de alongamento, que possuem uma dinâmica similar e são tão benéficos quanto.

Se o problema é tempo ou você procura por opções mais em conta, a caminhada e a corrida são uma ótima pedida. Procure por parques ou áreas arborizadas – o contato com a natureza também acalma.

O ideal, em qualquer caso, é se exercitar pelo menos três vezes por semana – mas, quanto mais você se mexer, melhor!

2 Comments

  1. Cátia Nunes

    Boa tarde,meu maior problema é na alimentação quanto mais ansiosa mais eu me alimento.

  2. carlos

    Eu,tenho ansiedade exersiva,se o esporte faz bem entao vou praticar corrida.- Carlos

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