Você faz parte das estatísticas de sedentarismo?

No Brasil, pesquisas mostram que aproximadamente 70% da população pode ser considerada sedentária, implicando no aumento da taxa de obesidade, mortes por infarto, entre outros índices alarmantes, que merecem nossa atenção.

Com os avanços tecnológicos da vida moderna não é incomum encontrarmos crianças obesas por passarem horas em frente ao vídeo game, deixando de lado brincadeiras simples do dia-a-dia, que proporcionam condicionamento físico e desenvolvimento psicomotor.

O exercício, tanto para crianças quanto para adultos,  estimula equilíbrio físico melhorando a flexibilidade, fortalecendo músculos e articulações,diminuindo o colesterol e proporcionando a perda de gordura. Mas não é só isso,  também traz grandes benefícios sociais, pois possibilita a interação com outras pessoas. Tudo isso podemos resumir em uma melhoria significativa na qualidade de vida de cada indivíduo o que, sem dúvida, traz benefícios no seu convívio em geral.Todo exercício é válido, desde que realizado com as devidas cautelas, mantendo sempre uma postura e equipamentos adequados. Também é importante que essa atividade proporcione  prazer, afinal, fazer um exercício “apenas por fazer”, acaba levando o indivíduo a abandonar o esporte em pouco tempo ou a realizá-lo de maneira indisciplinada.

Além do uso de roupas apropriadas, devemos  sempre respeitar os limites de nosso corpo,  não somente no inicio, mas também durante  uma atividade, pois exageros ou excesso de auto-confiança podem acarretar em incômodas lesões. Nunca devemos nos esquecer dos importantíssimos alongamentos ao iniciar e terminar um exercício.

Para as gestantes a caminhada, alongamentos, hidroginástica e natação são os exercícios mais indicados, porém de maneira moderada, com o conhecimento de sua obstetra e supervisão de profissional qualificado.

Por fim, invista em você, procure um esporte que lhe dê prazer, não espere chegar o verão, tome todos os cuidados para que seu esporte seja seguro por mais radical que lhe pareça e procure sempre acompanhamento de profissionais qualificados. Seu corpo, sua mente e sua saúde agradecem!

9 Comments

  1. Áurea

    Oi gente!
    Achei muito legal vocês criarem o blog, afinal, é através dele que a gente vai poder comunicar melhor com vocês e claro, conhecer mais a Natuphitus!
    E achei mais interessante ainda vocês postarem aqui assuntos que são de extrema importância. Sedentarismo é coisa séria! Obesidade tanto quanto.

  2. Renatinha Araújo

    É… Confesso que eu ando muito sedentária ultimamente e tenho engordado muito…

    Vi a foto na menina de patins e, confesso que eu adoro patinar… Acho que vou ver se arranjo um tempinho para praticar a patinação!

    Adorei o blog!

    Beijos!

  3. Aline

    Faco parte desta estatistica.

  4. Shirley

    Parabéns pelo blog! Estou gostando demais das dicas de maquiagem, a pauta sobre sedentarismo, o blog tem muuita matéria interessante!!
    Quanto ao sedentarismo, não faço parte da amostragem, sou monitora de dança, além de dançarina de dança-do-ventre, contemporâneo e monitora de dança de-salão..

  5. HANNALU MENDES DE ANDRADE

    OPA! TÔ FORA DESSA DE SEDENTARISMO!ADORO MALHAR E CAMINHADA.BOM PRO CORPO , EXCELENTE PRA ALMA.

    AH E PARABÉNS PELO BLOG!

  6. Andrea Garcia

    Adorei o blog lindo… E a caixinha de newsletter, onde está?!
    Um cheiro pink pra vc!…

    Andrea Garcia Barros
    andreagarciafla@hotmail.com
    Seg.: *** Andrea Garcia ***
    Araióses – MA

  7. eduardo

    gostei brigado pela boa aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho